Município do Sertão registra maior chuva da Paraíba; população comemora. Confira aqui!

A esperança da população é que essas chuvas durem mais tempo

Choveu forte no município de São José de Piranhas (Foto: ilustrativa/internet)
Depois do grande calor registrado em várias cidades do Sertão Paraibano, moradores ficaram aliviados com as últimas precipitações de chuvas. De acordo o monitoramento feito pela Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa) choveu em vários municípios do Sertão.

A cidade que registrou o maior índice pluviométrico nesta terça-feira (18) foi São José de Piranhas, onde choveu 86 mm. A esperança da população é que essas chuvas durem mais tempo, mesmo em pequena quantidade, mas que permaneçam caindo e amenizando a seca que assola o Sertão.
Índices pluviométricos do dia 18 de novembro:
São José de Piranhas - 86 mm
Cajazeiras - 20,1 mm
Cachoeira dos Índios 33,3 mm
Bernardino Batista 12,1 mm
Marizópolis 13 mm
Monte Horebe 27,2 mm
Poço Dantas 28 mm

Índices pluviométricos do dia 19 de novembro
Aparecida 1.6 mm
Santa Cruz 43 mm
São Francisco 3.4 mm
Uiraúna 11 mm
Sousa não registrou índices mínimos de chuvade acordo com a Emater

Decreto de emergência
O Governo do Estado editou novo decreto de Situação de Emergência, por um período de seis meses, em 170 municípios paraibanos afetados pela estiagem, a fim de que não haja interrupção na assistência dada às populações. O decreto está publicado na edição desta quarta-feira (22) do Diário Oficial.
Para decretar a Situação de Emergência o Governo do Estado levou em consideração a escassez de água no semiárido paraibano por conta das irregularidades das chuvas, que não foram suficientes para recarga dos mananciais e persiste até a presente data, causando danos à subsistência e à saúde.
Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a capacidade máxima dos 122 açudes monitorados é de 3,7 bilhões de metros cúbicos d'água, mas o volume atual é de apenas 984,7 milhões de metros cúbicos d'água. Conforme os dados da agência, apenas três reservatórios estão transbordando; 58 reservatórios estão com capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total; 34 em observação (menor que 20% do seu volume total) e 29 reservatórios em situação crítica (menor que 5% do seu volume total).
DIÁRIO DO SERTÃO
Partilhar no Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário